Pular para o conteúdo

Gabrielle Guido

Bio

Graduada em Produção em Comunicação e Cultura pela na Universidade Federal da Bahia. Está se especializando em Educação Digital pela Universidade Estadual da Bahia. É sócia da teia! empresa que atua com projetos culturais de impacto social, é cofundadora da Entre Becos, plataforma de comunicação promove reportagens a partir das perspectivas das periferias de Salvador. Foi correspondente da Agência Mural de Jornalismo nas Periferias em Salvador (2020-2021); professora no SENAC nos cursos de Agente Cultural e Produção Cultural no projeto de Educar para Trabalhar em 2021; Atuou como produtora freelancer em shows e espetáculos no complexo do Teatro Castro Alves, na OSBA, Festival de Verão 2020 e BandFolia entre 2017 e 2020. Realizou também, a Análise Técnica de Projetos para os Editoriais Setoriais da SECULT-BA (2019). 

Como artista, trata da relação entre memória e território através de imagens e textos. Destacam-se as residências artísticas Marés na Kaaysá Art Residency, Boiçucanga, SP – 2020 e a RASGO na Galeria Cañizares, UFBA; E as exposições “Olhos da Pele” no Museu de Arte Contemporânea da Universidade de São Paulo (MAC USP), 2023; “Do Write [right] to me” em NY e Miami, 2021; “A festa e interrupções da vida diária”, Goethe Institut de Salvador, 2018.

Statement/Declaração de artista

Minha prática artística parte da investigação sobre histórias que permeiam o imaginário individual e coletivo da minha família que migrou entre norte e nordeste. E, entre paisagens, corpos, histórias e memórias, construo imagens-textos. Muitas vezes os trabalhos são crônicas visuais que partem do desejo de compartilhar deslocamentos do meu corpo e variam de cenário constantemente: a cidade, os rios, mares, entre outros. Abracei o conceito de artista-etc, assim compreendo que as experiências com produção cultural e educação são práxis artísticas que alimentam o processo de criação, criam conexões e possibilidades de existência.

  • Olhos da Pele – Exposição Coletiva no Museu de Arte Contemporânea da Universidade de São Paulo, MAC USP (2023)
  • Residência “CORPO: animal em extinção” – Tomar Corpo e Campos de Heliantos, Alter do Chão, Pará (2021) 
  • Do Write [right] to me –  Exposição coletiva no Chashama (Nova Iorque) e Miami District Design (Miami) com curadoria da Ana Roman e Dainy Tapia (2021)
  • Imersão Marés – Kaaysá Art Residency, Boiçucanga, São Paulo – 2020 
  • Residência RASGO na Galeria Cañizares, UFBA, Salvador, Bahia (2019)
  • A festa e interrupções da vida diária, Exposição coletiva, Goethe Institut (Salvador, BA – 2018)
  • Projeção no Pequeno Encontro de Fotografia (Olinda, PE – 2018)
  • Passou por aqui – Exposição coletiva, Teatro Gregório de Matos (2017)
  • Vozes do Brasil – Exposição coletiva, Teatro Castro Alves (2017)
  • Revista Nerva – 2021 (link)
  • La Fetê  – Livro coletivo organizado por Jean-François Prost (link)

Contato

Email: gabrielle.vbng@gmail.com | Instagram: @gabrielleguido

Para projetos culturais: gabrielleguido@teiadeimpacto.com

plugins premium WordPress